Tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Nunca se está pronto para um AVC. Mas nós estamos.
Se acha que está a ter um AVC, ligue imediatamente para o 112! Os sintomas de um AVC incluem:
- Dormência ou fraqueza súbitas na face, braço ou perna, especialmente num dos lados do corpo.
- Confusão súbita, dificuldade em falar ou dificuldade em compreender a fala.
- Dificuldade súbita em ver de um ou de ambos os olhos.
- Dificuldade súbita em andar, tonturas, perda de equilíbrio ou falta de coordenação.
Como membro da Prime Healthcare New Jersey, o Saint Michael’s faz parte de uma rede de hospitais, incluindo o Saint Clare’s Health e o St. Mary’s General Hospital, que oferecem serviços especializados para tratamentos do AVC.
Tempo é Cérebro
Com um AVC, cada segundo conta. Minutos podem significar a diferença entre a recuperação e a incapacidade permanente – até mesmo a morte – para as vítimas de AVC. Os hospitais da Prime Healthcare New Jersey prestam cuidados de excelência aos doentes, através de uma equipa multidisciplinar de neurologistas vasculares galardoados, conhecidos como médicos de AVC, utilizando a tecnologia mais recente para os diagnósticos e tratamento mais rápidos de AVC – tudo para aumentar as probabilidades de recuperação.
O que acontece quando tem um AVC?
Um AVC é um “ataque cerebral” e ocorre quando um vaso sanguíneo que transporta sangue, oxigénio e nutrientes para o cérebro é bloqueado por um coágulo (AVC isquémico) ou rompe (AVC hemorrágico). Uma vez que o sangue, oxigénio e nutrientes não podem chegar ao cérebro, as células cerebrais morrem.
Velocidade e Conhecimento Especializado: Diagnóstico
- Assim que uma ambulância chega, os cuidados começam. Os paramédicos realizam uma avaliação especial do AVC e comunicam os resultados ao Serviço de Urgência enquanto aceleram para o hospital.
- Os nossos médicos e enfermeiros de emergência estão à espera nas urgências, prontos para levar o doente para um exame ao cérebro e/ou outros [exames de] imagiologia. Também são realizados outros testes.
- Os neurologistas vasculares assumem, então, a liderança. Quando o doente é submetido a um teste de diagnóstico de AVC, a tecnologia avançada permite ao neurologista ver, simultaneamente, o que está a acontecer exatamente dentro do cérebro do doente, por isso não se perde um só segundo.
- Uma vez feito o diagnóstico específico, a equipa de AVC desenvolve um plano para remover o coágulo sanguíneo o mais rapidamente possível.
Velocidade e Conhecimento Especializado: Tratamento
O tratamento de emergência para o AVC depende se está a ter um AVC isquémico ou um AVC que envolve hemorragia cerebral (hemorrágico).
AVC isquémico
Para tratar um AVC isquémico, os médicos têm de restaurar rapidamente o fluxo sanguíneo no seu cérebro. Isto pode ser feito com:
- Medicação IV de emergência. A terapêutica com medicamentos que conseguem desfazer um coágulo tem de ser administrada no prazo de 4,5 horas a partir do início dos primeiros sintomas, se administrada por via intravenosa. Quanto mais cedo estes medicamentos forem administrados, melhor. O tratamento rápido não só melhora as suas probabilidades de sobrevivência, como também pode reduzir as complicações. É normalmente administrada uma injeção de tPA; este medicamento restaura o fluxo sanguíneo através da dissolução do coágulo sanguíneo que causa o seu AVC.
- Procedimentos endovasculares de emergência. Os médicos por vezes tratam AVC isquémicos diretamente dentro do vaso sanguíneo bloqueado. A terapêutica endovascular demonstrou melhorar significativamente os resultados e reduzir a incapacidade a longo prazo após um AVC isquémico. Estes procedimentos devem ser realizados assim que possível:
- A trombectomia endovascular destina-se a melhorar a recuperação tecidual e a diminuir a hemorragia de reperfusão, enquanto alarga a população elegível para terapêutica. Este procedimento pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com t-PA IV ou IA.
- Medicamentos administrados diretamente ao cérebro. Os médicos inserem um tubo longo e fino (cateter) através de uma artéria na sua virilha e introduzem-no até ao seu cérebro para administrar tPA diretamente onde o AVC está a ocorrer. A janela de tempo para este tratamento é um pouco mais longa do que para o tPA injetado, mas, ainda assim, é limitada.
- Remover o coágulo com um recuperador de stents. Os médicos podem utilizar um dispositivo ligado a um cateter para remover diretamente o coágulo do vaso sanguíneo obstruído no seu cérebro. Este procedimento é particularmente benéfico para pessoas com grandes coágulos que não podem ser completamente dissolvidos com tPA. Este procedimento é frequentemente realizado em combinação com tPA injetado.
AVC hemorrágico
O tratamento de emergência do AVC hemorrágico centra-se em controlar a hemorragia e reduzir a pressão no seu cérebro causada pelo excesso de líquido. As opções de tratamento incluem:
- Medidas de emergência. Se tomar medicamentos anticoagulantes para prevenir coágulos sanguíneos, poderão ser-lhe administrados medicamentos ou transfusões de derivados do sangue para contrariar os efeitos dos anticoagulantes. Também podem ser-lhe administrados medicamentos para diminuir a pressão no cérebro (pressão intracraniana), baixar a pressão arterial, prevenir espasmos dos seus vasos sanguíneos e prevenir convulsões.
- Cirurgia. Se a área da hemorragia for grande, o seu médico poderá realizar uma cirurgia para remover o sangue e aliviar a pressão no seu cérebro. A cirurgia também pode ser utilizada para reparar problemas nos vasos sanguíneos associados a AVC hemorrágicos. O seu médico pode recomendar um destes procedimentos após um AVC, ou se um aneurisma, uma malformação arteriovenosa (MAV) ou outro tipo de problema dos vasos sanguíneos tiver causado o seu AVC hemorrágico:
- Grampo cirúrgico. Um cirurgião coloca um pequeno grampo na base do aneurisma para parar o fluxo sanguíneo para este. Este grampo pode impedir que o aneurisma rebente, ou pode impedir um aneurisma que tenha sofrido recentemente uma hemorragia de voltar a sangrar.
- Coiling (embolização endovascular). Utilizando um cateter inserido numa artéria na sua virilha e guiado até ao seu cérebro, o seu cirurgião irá colocar pequenas bobinas destacáveis no aneurisma para o encher. Isto bloqueia o fluxo sanguíneo para o aneurisma e causa a coagulação do sangue.
- Remoção cirúrgica da MAV. Os cirurgiões podem remover uma MAV mais pequena, se esta estiver localizada numa área acessível do seu cérebro. Isto elimina o risco de rutura e reduz o risco de um AVC hemorrágico. No entanto, nem sempre é possível remover uma MAV, se esta estiver localizada numa zona profunda do cérebro, se for grande, ou se a sua remoção causar um impacto excessivo na função cerebral.
- Radiocirurgia estereotáxica. Utilizando múltiplos feixes de radiação altamente focada, a radiocirurgia estereotáxica é um tratamento avançado minimamente invasivo usado para reparar malformações dos vasos sanguíneos.
Recuperação e Reabilitação do AVC
A recuperação do AVC de cada pessoa é diferente. Dependendo da sua condição, a sua equipa de tratamento pode incluir:
- Médico com formação em doenças cerebrais (neurologista)
- Médico de reabilitação (fisiatra)
- Enfermeiro de reabilitação
- Nutricionista
- Fisioterapeuta
- Terapeuta ocupacional
- Terapeuta recreativo
- Patologista da fala
- Assistente social ou gestor de casos
- Psicólogo ou psiquiatra
- Capelão
Nos Estados Unidos, 795 000 pessoas sofrem um AVC todos os anos, com alguém a ter um AVC a cada 40 minutos. O AVC é também a principal causa de incapacidade a longo prazo nos Estados Unidos. Um em cada quatro AVC acontece a quem já teve um AVC anterior.
Se já sobreviveu a um AVC, assegure-se de que consulta um médico de AVC regularmente. Os médicos de AVC prestam cuidados ao longo de uma crise, internamento hospitalar e mais além, ajudando os doentes a gerir quaisquer efeitos duradouros e, espera-se, revertendo os fatores de risco de AVC.